Compaixão e crueldade
A mulher negra, dessas que não se consegue adivinhar a idade, subia a ladeira íngreme e estreita com um filho no colo. O cansaço quase insuportável estava impresso em seu rosto suado. O bebê ia protegido do sol forte por um pano branco. Cruzei com ela quando voltava do almoço, …
Uma ladra chamada Tristeza
Uma ladra esperta, esta chamada Tristeza. Te rouba o sono, os sonhos, os planos, o riso e até alguns quilos… e tudo com a sua permissão. A gente vai deixando, …
Domesticando manhãs
O colarinho da camisa está amarelado, mais até do que a pele de crianças com icterícia. Pensa em abrir os botões que prendem os punhos, mas já desiste para apanhar a …
Flores de plástico
Ao passar pelo portão de ferro, o menino se surpreendeu com o colorido das flores artificiais dentro de vasos de plástico, também coloridos. Sobre todos os túmulos, dos mais simples …
Do momento em que me descobri feminista
Hoje eu me envergonho disso, mas demorei bastante tempo para admitir que era feminista, como se admitir isso fosse doentio, descabido ou um erro grave de compreensão social. Eu justificava …
Tibúrcia, Rufina e Liliana
O Cementerio de La Recoleta, no coração de Buenos Aires, era a vista que me oferecia a janela do hotel no qual me hospedei. Da vidraça podia imaginar o que …
As torres gêmeas e a igualdade racial entre os jornalistas
Na manhã de 11 de setembro de 2001, em uma sala de reuniões do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, ali no começo da rua Rego Freitas, eu …
Do cipó à conscientização
A primeira informação da existência do Continente Africano, para boa parte da população ocidental contemporânea, foi através de uma ou mais das 24 obras literárias, dezenas de gibis e meia …
Obrigado, Telê!
Eu cobria o São Paulo pela Folha da Tarde, hoje Agora São Paulo. Estava em ótima fase como repórter e o São Paulo em excelente fase como time. Acabara de …